O sino Vox Patris iniciou a vigem de navio rumo ao Brasil nesta sexta-feira (11). A informação foi confirmada pela assessoria da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe). Da Polônia o navio viaja para o porto de Hamburgo, na Alemanha, antes de seguir para o porto de Santos, em São Paulo (veja imagens do embarque acima).
De acordo com a Afipe, a data prevista para o navio ancorar no Brasil é 15 de maio, uma viagem de 35 dias. Depois o sino passa por algumas cidades antes de chegar em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia.
Um vídeo da empresa responsável pelo transporte do Vox Patris mostra o 'maior peregrino' do mundo, como o sino está sendo chamado, no caminhão chegando no porto polonês, e depois sendo içado por um guindaste e colocado dentro do navio junto com outros containers.
A basílica de Trindade divulgou na quinta-feira (10) que o prefeito de liturgia do Santuário Basílica, Pe. Sidney Martins, e a gerente de comunicação da Afipe, Claudia Belo, estiveram na cidade de Santos (SP) para dialogar com as autoridades portuárias responsáveis pela recepção do sino.
Ainda segundo a basílica, eles se reuniram com Dom Tarcísio Scaramussa, Bispo da Diocese de Santos, para os preparativos da celebração que acontecerá na Praça da Catedral, com a presença do sino Vox Patris.
Cheio de simbologia o sino é chamado de "o maior peregrino do mundo" que é uma referência aos romeiros e devotos do Divino Pai Eterno que vão até Trindade no período da Romaria. Assim como os devotos que percorrem grandes distâncias a pé, de carro de boi, cavalo e outros meios de transporte, o sino também irá percorrer uma longa jornada até o seu destino no santuário de Trindade.